Header Ads

Header Ads

Oxum || Ibú Kolé


Oxum  Ibú Kolé também é conhecido como Akalá-Kalá, Kolé-kolé, Ikolé, Bankolé. Seu nome significa  em geral "o que coleta e recupera lixo " ,  é  inseparável do abutre , com o qual se transforma e funciona  .

IBÚ KOLÉ salvou o mundo da seca, sendo a única que conseguiu chegar aonde estava Olodumaré, voando em forma de abutre. IBÚ KOLÉ também significa MENSAGEIRA DE OLODUMARÉ.
Foi uma enorme surpresa quando o abutre voltou e fez sua entrada no palácio, enquanto esperavam por Oxum . Ela entrou e se pôs diante deles e em poucos minutos havia se transformado de novo em si mesma, na linda mulher que era.

Agora sua surpresa foi ainda maior, estavam sem palavras. Não podiam acreditar que aquele pássaro feio, que tinha vindo dizer-lhes que ia voar aos céus com sua mensagem, de fato, foi a jovem e bela Oxum .

Enquanto ela estava se transformando em si mesma, o dilúvio seguiu, mas quando a mensagem dos criadores se expressou, a chuva parou.
Foi nesse momento que se deram conta da grandeza de Oxum  e a honraram com uma grande rainha, nesse momento e para todos os tempos.
Uma vez que a chuva passou, a vida no reino voltou a normalidade, com exceção de que todo mundo sabia das advertências de OLODUMARÉ.

Ela representa a dualidade ,  como mulher trás a sexualidade e  a beleza  invejável , como   abutre trás hábitos necrofóbicos  onde faz toda a limpeza microrganismos que são potencialmente prejudiciais tanto à fauna quanto ao homem , sua energia trás equilíbrio a todo o nosso ecossistema .

Seus fios de conta são âmbar e coral  . 



A oferenda para este  Oxum  é feito com limo de rio, cera, porco branco ou acelga  e ela  carrega uma flecha, 55 pulseiras de ouro fazendo um colar e 10 lanças.

Ela  geralmente entra  nas correntes e na lama, quase na miséria passando a  ter somente  apenas um vestido que, de lavagem, passou de branco para amarelo.

Ela é a mais antiga uma das bruxas mais  antigas e sabe como fazer e lançar feitiços , o abutre é o  símbolo dela  e também o seu mensageiro .

Nenhum comentário: