Dúvidas || Ebó
Ebó significa literalmente sacrifício ou oferenda e devemos entender isso de uma forma ampla e não somente o que requer uma oferenda animal, mais também, sacrifícios vegetais, minerais e comportamentais. Ebó é sempre uma oferta a ser feita para os ancestrais ou os orixás em agradecimento por bênçãos recebidas ou na intenção de resolver problemas ou obstáculos, abrir portas, oportunidades e evitar as mazelas. O ebó, em geral é usado para denominar um processo de limpeza, chamado também de sacudimento e também o ato de fazer uma oferenda nas ruas ou encruzilhadas.
Dicas importantes para a eficácia de um ebó.
1. Utilizar cada elemento ritual que é especificado para o odu que foi revelado na consulta ao oráculo, seguindo exatamente a receita da sua linhagem, com cânticos e rezas.
2. Todo ebó tem que ter objetivo e propósitos reais e sinceros.
3. Todo ebó tem que ser espiritualmente tratado por sacerdotes.
4.Existe a necessidade de uma integração entre o sacerdote, o consulente e as forças espirituais que serão movimentadas para se obter o resultado desejado.
5.Algumas vezes o ebó não virá na forma de uma oferenda física, mas sim através de regras de comportamento e proibições. Exemplo: não frequentando alguns lugares, não consumindo determinado tipo de alimento, não fazendo determinado tipo de tarefa ou comportamento, adotando uma rotina de rezas, etc.
6. Umas das partes mais importante é determinar a quantidade de tempo que ele vai ficar exposto e o local onde será colocado depois. Esta definição é parte do processo do oráculo.
7.Nunca faça um ebó para desejar o mal de alguém, pois voltara nas mesma intensidade para você.
Axé !!!
Nenhum comentário: