Exú || Marabô
"Ele conta uma de suas histórias de que ele viveu na África há muito, muito tempo atrás (na verdade o nome de Marabô, deriva de um dos caminhos do Orixá BARA dos Nagôs, bem como o nome de outro grande Deus dos Encruza, como seu Tiriri) era o mais jovem de três filhos de um grande rei que tinha um grande exército e muito poderoso, pelo que ele nunca poderia herdar o reinado de seu povo e não tinha que se contentar com uma parte disso e dele exército.
Além de ser um príncipe, se destacou em batalha já que não só levou o exército de seu pai, mas também atirou-se para a luta, e foi muito bom em lidar com armas.
Muitas aldeias foram dizimados, derrotado e finalmente escravizado devido à passagem de seu exército.
Em breve, sua reputação de crueldade seria conhecida em todos os lugares, como ele gostava de torturar e matar seus inimigos de maneiras terríveis, como esfarrapá-los vivos.
Até um dia chegaria o fim de sua carreira de guerra, já que seu exército foi derrotado diante de um dos maiores impérios da humanidade (possivelmente era o egípcio ou o sumério).
Ele ficou gravemente ferido e teve a sorte de salvar sua vida e poder escapar junto com alguns, mas muito poucos, de seus homens.
Incapaz de lutar na vida e matou seu pai, seu novo rei, seu irmão, confiou o trabalho de controlar as poucas colheitas que foram deixadas para seu reino porque perderam muito seu território, além de dirigir o trabalho de os escravos, enquanto seus irmãos haviam dividido o reino em dois para governá-lo.
A raiva, o ressentimento e os ciúmes invadiram seu coração e alma contra seus irmãos, de modo que um dia ele começou a planejar a morte destes, mas quando ele estava pronto para fazer isso, ele foi pego, exilado para sempre do reino e condenado para morrer no deserto, onde finalmente encontrou seu fim após várias semanas de sofrimento ".
Este cavalheiro da Kimbanda, é um Exú dos chamados de "comandos", dado que é comandado pelo Povo dos Trilhos do reino das sete encruzilhadas, esta cidade está na encruzilhada próxima ou que faz fronteira com as ferrovias (em algumas linhas Seu Marabô é um Exú de altos comandos do povo do mar ou da praia), mas seja qual for a linha Kimbanda que é praticada, todos concordamos que é um Exú de alto escalão, já que só recebe ordens diretas do exu Das Das sete encruzilhadas, e é responsável por supervisionar todas as obras, ofertas e / ou demandas que podem ser apresentadas nos pontos .
Proprietário de um personagem forte mas silencioso, com atitude que às vezes pode parecer agir com um pouco de arrogância .Ele é um cavalheiro muito bom, que gosta de qualquer bebida de boa qualidade, perfumes, charutos e também gosta de ser sempre elegante, uma das razões pelas quais o Pombas Giras se sente confortável com a companhia dele.
Quando vemos um Seu Marabô, estamos na presença de um dos mais poderosos e mais antigos senhores de Kimbanda que existe e, ao invocá-lo, podemos obter muitos dos seus favores, enquanto estivermos dispostos a demonstrar grande respeito e humildade em sua presença.
Salve seu Marabô !!!
Nenhum comentário: